terça-feira, 24 de maio de 2011

Objetos Litúrgicos


ALTAR: Mesa onde se realiza a ceia Eucarística; ela representa o próprio Jesus na Liturgia.

CÁLICE: Taça onde se coloca o vinho que vai ser consagrado.

-
-
PATENA: Prato onde são colocadas as hóstias para a consagração. CORPORAL: Pano quadrangular de linho com uma cruz no centro; sobre ele é colocado o cálice, a patena e a âmbula para a consagração.
-
-
PALA: Cobertura quadrangular para o cálice. GALHETAS: Recipientes onde se coloca a água e o vinho para serem usados na Celebração Eucarística.
-
-
CRUCIFIXO: Fica sobre o altar ou acima dele, lembra a Ceia do Senhor é inseparável do seu Sacrifício Redentor. LECIONÁRIOS: Livros que contém as leituras da Missa. Lecionário ferial (leituras da semana); lecionário santoral (leitura dos santos), lecionário dominical (leituras do Domingo).
-
-
MANUSTÉRGIO: Toalha usada para purificar as mãos antes, durante e depois do ato litúrgico. MISSAL: Livro que contém o ritual da missa, menos as leituras.
-
-
SANGUÍNEO: Pequeno pano utilizado para o celebrante enxugar a boca, os dedos e o interior do cálice, após a consagração. OSTENSÓRIO ou CUSTÓDIA: Objeto utilizado para expor o Santíssimo, ou para levá-lo em procissão.
-
-
TECA: Pequeno recipiente onde se leva a comunhão para pessoas impossibilitadas de ir à Missa. AMBÃO: Estante onde é proclamada a palavra de Deus.
-
-
INCENSO: Resina de aroma suave. Produz uma fumaça que sobe aos céus, simbolizando as nossas preces e orações à Deus. NAVETA: Objeto utilizado para se colocar o incenso, antes de queimá-lo no turíbulo.
-


TURÍBULO: Recipiente de metal usado para queimar o incenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes

Contador de acesso