quarta-feira, 6 de abril de 2011

QUARESMA

O que quer dizer "QUARESMA"?


A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o per[iodo de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa. Esta prática data desde século IV. Na Quaresma, que começa na quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a oração, a penitência (jejum), o exercício da caridade e a conversão espiritual. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, a cor da austeridade e da penitência.


QUAL O SIGNIFICADO DOS 40 DIAS? Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarentas dias do dilúvio, dos quarentas anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarentas dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarentas dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer


O que os cristãos devem fazer no tempo da Quaresma? A Igreja católica propõe, por meio do evangelho proclamado na quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de ação: a ORAÇÃO, a PENITÊNCIA e a CARIDADE. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes

Contador de acesso