quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

COMPREENDENDO O ANO LITÚRGICO


Muitos católicos ficam confusos, quando no último domingo do mês de novembro, na Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, a Igreja anuncia que este será o último domingo daquele ano e que no domingo seguinte começaremos um novo ano litúrgico.

Isto acontece porque o ano litúrgico tem uma contagem diferente do ano civil. Iniciamos o ano litúrgico, dentro da Igreja, com o primeiro domingo do advento. A partir de então, as leituras são lidas durante as Santas Missas de acordo com o ano que está em curso. Este ano poderá ser A, B ou C. Neste ano, agora, iniciamos o ano B, com as leituras do Evangelho de São Marcos, aos domingos. No próximo ano, após a solenidade de Cristo Rei em novembro, iniciaremos o ano C e assim por diante.

As cores das vestes litúrgicas (vestes que os padres usam durante as Missas) também variarão de acordo com o tempo que estivermos celebrando. Assim, se estivermos no advento, elas serão roxas.

Vale lembrar que dentro de cada tempo também existem celebrações especiais, como a comemoração de algum santo mártir (as vestes serão vermelhas) ou alguma Solenidade de Nossa Senhora (as vestes serão brancas ou douradas ou prateadas) etc. São detalhes um pouquinho mais confusos, mas servem para que você, ao ver o sacerdote-celebrante, saiba em que tempo litúrgico estamos ou qual festa estamos celebrando.

Veja acima como o ciclo litúrgico funciona. A partir do advento, você deve fazer a leitura em sentido horário. Desta forma, após o advento virá o Natal e, assim por diante.

No desenho do ciclo, o Tríduo Pascal (Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado Santo) foi colocado como sendo vermelho, mas na verdade, na Quinta-Feira Santa e no Sábado Santo ou Vigília Pascal, o sacerdote veste o branco.

Este ciclo litúrgico serve para todos os anos litúrgicos, quer estejamos no ano A, B ou C. A única coisa que vai variar serão as leituras feitas, as quais serão de acordo com o ano em curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes

Contador de acesso