quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

AS VÉSPERAS DA QUARESMA


Às vésperas do período de Quaresma, diversas arquidioceses do Brasil preparam-se para os lançamentos locais da Campanha da Fraternidade que neste ano tem o tema “Fraternidade e a Vida no planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto”.

A proteção das florestas nativas, o tratamento do lixo e a emissão de gases veiculares são alguns dos aspectos destacados pelas Arquidioceses de Brasília e Rio de Janeiro, por exemplo. Confira algumas atividades nas principais arquidioceses do Brasil:

Em Belo Horizonte a abertura da CF será feita, sábado, 12 de março, com uma Celebração Eucarística, às 10 horas, no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Caeté. Segundo a arquidiocese, durante todo ano, serão realizadas palestras, seminários, semana social e diversas ações de conscientização em suas paróquias.

O lançamento da CF em São Paulo será feita na quarta-feira de cinzas, durante a Missa das 15h na Catedral da Sé, que será celebrada pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer. “Para os cristãos e para os crentes em Deus, de modo geral, há um motivo a mais para tratar a natureza com profundo respeito e responsabilidade: ela é dádiva do Criador para todas as suas criaturas, não, certamente, para que a depredem e destruam, mas para que dela vivam e louvem a Deus”, destacou o arcebispo de São Paulo em seu artigo semanal publicado no site da arquidiocese.

Cerca de duas mil pessoas puderam ouvir e partilhar a preocupação com as questões ambientais, no sábado, 19 de fevereiro, na Catedral de São Sebastião, no Rio de Janeiro. O encontro foi aberto com a Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.

Durante a Missa, Dom Orani destacou o chamado da Quaresma e também da CF a ser um período de conversão e de mudança de atitude, de mudança de vida. Ele lembrou as tragédias provocadas pelas chuvas que atingiram o Rio no mês de janeiro e a importância de revermos o nosso modo de relacionamento com o outro e com o meio ambiente.

A Arquidiocese de Brasília em conjunto com a Comissão de Justiça e Paz realizou o Encontro de Formação CF, também no sábado, 19, no auditório central da Universidade Católica de Brasília. O encontro que contou com a participação de diversos especialistas em ecologia e meio ambiente buscou orientar e estimular as paróquias, pastorais, movimentos de leigos e todos os cidadãos sobre a necessidade de empreender ações em razão da gravidade destes problemas para a vida no planeta. Os especialistas destacaram que é responsabilidade de todos enfrentamento do problema e contribuírem para preservar as condições de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes

Contador de acesso